- Apenas sobre o dispositivo complexo
- Segurança
- avarias básicos de microondas Falhas
- sistema e um microondas
unidade de controle de bloqueio - um assessor moderna para muitas famílias. Quando se quebra, todos os membros sonham em retornar rapidamente para a forma de trabalho.É claro que, se o forno microondas estiver garantido, você só precisará embalá-lo e levá-lo a um centro de serviços. Mas se o período de garantia já passou, então quando se refere ao mestre terá que gastar. No entanto, nem todo fracasso requer a intervenção de um especialista, muitas vezes o reparo de fornos de microondas está sob o poder dos próprios proprietários dos equipamentos.
ao conteúdo ↑Apenas sobre dispositivos sofisticados
Externamente, a idéia pode surgir a partir de alguns usuários que o micro-ondas - é dispositivo sofisticado difícil, mas não é assim.
As principais partes do microondas:
- comida câmara de aquecimento;Guia de ondas
- ;Magnetron
- ;Fonte de alimentação
- Programador
- ;Relé de alta tensão
- .
Importante! Um aquecimento tão rápido dos alimentos no dispositivo é garantido pelo fato de que ele usa voltagem dupla. Portanto, os fornos de micro-ondas só devem ser reparados:
- com aparelhos completamente desconectados da fonte de alimentação;
- após a descarga forçada do capacitor.
E, mesmo neste caso, pode haver uma carga residual no circuito.
Princípio:
- Quando o equipamento é fornecida energia eléctrica ao enrolamento primário do transformador. Por via de regra, localiza-se no fundo e compõe-se de um fio de cobre, que por causa do isolamento transparente muitos consideram nus.
- Junto com isso, a tensão também é aplicada a dois enrolamentos secundários do transformador. Um deles é responsável pelo aquecimento do cátodo e é um fio comum que é torcido em várias voltas. Neste enrolamento apenas 6,3 V. E aqui o segundo enrolamento é de alta voltagem, que está em bom isolamento, e a voltagem é de cerca de 2 kV.
- Na saída há um capacitor, em paralelo a ele é conectado um diodo. Como resultado, cerca de 4 kV são removidos do transformador, o que é suficiente para iniciar a geração.
- Pulsos adicionais são transmitidos para o magnetron, que diretamente e fornece a energia de trabalho para a câmara de aquecimento dos alimentos.
- Para controlar a duração do aquecimento, um temporizador é usado nas engrenagens.
Importante! Desde o microondas - maior fonte de perigo, é todo o sistema de segurança, que inclui relés de proteção de queda de tensão e desligado quando a porta é aberta.
Programmer
O forno de microonda é projetado simplesmente bastante, conseqüentemente todos os processos são controlados por um programador mecânico. Reguladores similares, apenas um pouco mais complicados, podem ser encontrados em máquinas de lavar roupa.
Existem dois discos de cames dentro do programador: o
- , um deles, fornece tensão ao transistor;
- o segundo - é responsável pelo fornecimento de lâmpadas de grade de quartzo.
É fácil entender que, desta forma, apenas a alimentação de tensão direta no forno de micro-ondas é regulada. E como gerenciar o poder?
- A potência do microondas é regulada por períodos alternados de trabalho e descanso. Quanto menor o simples, mais poder é alocado e vice-versa.
- Dentro do programador há um temporizador, que consiste em uma transmissão de engrenagem ou engrenagem - análogo ao mecanismo de relógio.
- Depois de um certo período de tempo programador fecha ou abre o circuito, transformando desse modo ligado ou desligado do transformador, e através dele o magnetrão.
- Para evitar faíscas durante a penetração de ligar ou desligar os contactos diagrama de fiação antes de o relé transformador complemento regulação. Ele aguarda até que a tensão na porta de controle suba para o valor requerido e só então inicia a corrente no circuito.
Importante! O relé assume todo o impacto e impede o aparecimento de uma faísca. A confiabilidade do forno de microondas depende em grande parte da qualidade de seu desempenho.
Por este princípio, os fornos de microondas clássicos operam. Nos modelos modernos, o controle do inversor é frequentemente usado - em vez de um temporizador, o magnetron é alimentado por um sensor de medição de temperatura. Ele decide como operar o forno de microondas, com base na avaliação do espectro da radiação alimentar. Neste caso, a energia é regulada não mais pelo tempo ocioso e pelo trabalho, mas pela criação de pulsos com os parâmetros necessários.
de protecção Relé
Falando sobre a estrutura do forno microondas, para não mencionar os mecanismos de proteção que garantam a utilização segura do equipamento. Desde o microondas - este dispositivo é de alto risco, no caso da porta é aberta durante a operação ou apenas em modo de espera, desligamento completo de todos os processos fornece vários relés ao mesmo tempo. Muitas vezes, dois deles quebram o circuito em fase e terra, com um relé "podstrahovyvaet" o outro.
Veja como funcionam os microinterruptores de segurança:
- Com a porta fechada, o circuito fechado, os botões do relé são liberados.
- Ao abrir, a corrente deve ser rasgada duas vezes.
- Se o primeiro relé não funcionar, o funcionamento correto do dispositivo é fornecido pelo segundo relé, que também desconecta os contatos naquele momento.
- No caso de ambos os relés ficarem presos, o fusível será eliminado.
Importante! Ao realizar reparos no forno de microondas com suas próprias mãos, esteja ciente de que este fusível está na placa eletrônica. Não confunda com um fusível de energia, que está embutido no gabinete e está sob o magnetron.
Com um pequeno número de relés, o forno de microondas requer monitoramento constante, especialmente se a casa tiver crianças. Tal técnica não possui um mecanismo de proteção a partir da inclusão de uma câmara vazia ou na presença de objetos metálicos. Neste caso, o microondas pode produzir energia excessiva, o que pode levar não só à quebra, mas também ao incêndio ou explosão do aparelho.
Importante! Aqui toda a esperança está apenas no fusível, que estima o consumo de energia do magnetron. Em caso de excesso de normas deve simplesmente queimar, abrir uma corrente e salvar o gerador.
mecanismos adicionais
microondas mecanismos de Serviços forno proporcionar facilidade de uso da tecnologia, mas não afeta o trabalho em si dispositivo. Estes incluem: motores de ventilador
- ;Motor de mesa de prato
- ;Lâmpada de grade de quartzo
- ;Lâmpada de iluminação
- .
Como regra, todos esses mecanismos secundários são conectados em um circuito em série, portanto, quando um falha, o resto também não funciona. Reparação de fornos de microondas convencionais, neste caso, é simples. No entanto, dispositivos modernos com controle eletrônico e controle de inversor terão que mexer.
ao conteúdo ↑Segurança
Antes de começar a auto-reparo do forno, certifique-se de aprender as regras básicas do processo eo uso do dispositivo:
- Sob nenhuma circunstância não incluem o magnetron, que foi removida do seu lugar regular. Perigoso para a vida!
- Não ligue o microondas se o ventilador estiver com defeito. Isso pode causar um mau funcionamento do magnetron.
- Nunca inicie o forno de microondas com:
- abra a porta;Falha de guia de onda
- ;Dano da câmera
- .
- A reparação de microondas só pode ser realizada após a desconexão da rede elétrica e a remoção da tensão acumulada.
- Todas as peças podem ser substituídas apenas por peças de reposição originais e, preferencialmente, por peças originais idênticas.
- Ao testar, você não pode ligar o dispositivo com uma câmera vazia. No mínimo, coloque uma tigela de água não metálica.
básica avarias
forno de microondas é muitas vezes a causa da falha ou outros mecanismos do forno de microondas é o uso indevido ou dispositivo de transporte. A maioria dos defeitos de fábrica mostra-se nos estágios iniciais, portanto, os reparos são para o período de garantia e serão gratuitos. Considere os principais sintomas de falhas e como eliminá-los.
Microwave não dá nenhum "sinal de vida"
Se forno de microondas não responde a abertura da porta e sobre os botões de controle, as razões devem ser para diagnosticar e determinar a causa:
- deve certificar-se de que a placa de rede recebe um filtro de tensão. Para fazer isso, você primeiro precisa inspecionar o cabo de força para verificar a integridade e depois verificar com um multímetro. Todos os três fios que vão da tomada ao terminal devem ser chamados. Além disso, o terminal de aterramento da tomada deve ser chamado na carcaça do forno de microondas.
- Se o cabo de alimentação estiver em boas condições, o fusível deve ser inspecionado. Na maioria das vezes, ele está localizado na placa do filtro de energia. No caso de um mau funcionamento do fusível, reparar o forno de microondas é simples o suficiente - ele simplesmente precisa ser substituído por um idêntico no valor nominal.
Importante! Deve ser entendido que o fusível em si não queima - deve haver uma razão.
Inspecione visualmente todos os mecanismos do forno microondas. A presença de estrias, manchas escuras, buracos de falhas - tudo isso indica um mau funcionamento. O cheiro também pode ajudar na sua busca: talvez você sinta cheiro de óleo ou óleo de transformador em combustão - isso ajudará a identificar rapidamente um defeito.mecanismos de serviços
trabalho, mas o forno de microondas não aquece
Se você abrir a luz da porta é, quando você começar a girar mesa, mas a comida não é aquecida, pode ser um sinal de falha do mecanismo de cadeia principal ou o magnetron.
primeiros passos para
diagnóstico Mas antes de proceder à verificação desses elementos, no início, inspecionar a câmera e suas partes:
- paredes internas do forno não deve ser queimada buracos, esmalte desgastado ou outros defeitos.
- Na câmara do lado esquerdo há uma placa de janela retangular do dielétrico radiotransparente. Deve ser removido e considerado.
- Se a janela estiver contaminada com resíduos de alimentos, limpe-a com álcool.
- Se a placa tiver furos escuros ou não característicos, então:
- ela deve ser substituída;
- é uma evidência de uso inadequado do forno de microondas, por exemplo, um objeto de metal foi colocado na câmera ou incluído sem carga.
Então você deve começar a estudar o circuito de alta voltagem. Atenção especial deve ser dada a tais elementos: Fusível de potência
- ( diodo);Transformador
- ;Capacitor
- ;Diodo
- .
Se antes havia metal ou outros itens inadequados na câmera, o diodo de segurança provavelmente seria acionado. Neste caso, todo o reparo do forno de microondas com suas próprias mãos é reduzido para a substituição do elemento danificado. Ele está localizado perto do condensador e é fechado em uma caixa de cerâmica ou outro dielétrico.
Importante! Tal diodo só pode ser substituído por um similar, igual em valor nominal ao "nativo".Em nenhum caso, não force o seu próprio fusível ou excluí-lo do circuito em tudo - pode resultar em incêndio ou prejuízo para o usuário atual microondas.condensador
,
transformador é também a razão para incluir o trabalho do diodo de protecção pode ser uma avaria num condensador ou diodo. Verifique esses itens antes de testar o desempenho do forno de microondas.
Para excluir a falha do transformador, você precisa chamá-lo com um multímetro. Para fazer isso, desconecte-o da carga e do enrolamento primário - basta remover os terminais correspondentes por um alicate.
Importante! A seguinte resistência é considerada normal:
- do enrolamento primário - 1,5 Ohm;
- de alta voltagem( secundário) - 110-120 Ohm;
- do enrolamento secundário - 0,1 Ohm.
Se pelo menos uma fiação não for chamada, o transformador deve ser substituído.
Para testar capacitor pode utilizar lâmpadas de uso doméstico, de baixa potência desejáveis parâmetros - 15 watts a 220:
- Desconecte o condensador. Exteriormente, parece uma pequena lata, uma extremidade presa a um diodo e a outra a um invólucro.
- Conecte o capacitor em série à luminária.
- Em seguida, conecte todo o circuito à tomada.
- Se a luz estiver sem coração, então o capacitor está OK.
- Se a lâmpada estiver acesa ou não estiver acesa, o elemento está com defeito e deve ser substituído.
Importante! Pelo mesmo esquema que o capacitor é testado e o diodo. Se este elemento estiver fora de ordem, então, durante a reparação do microondas, deve ser lembrado que o novo diodo deve ser conectado ao circuito da mesma forma que o anterior. Se você misturar as extremidades, a técnica não funcionará.
Magnetron
Outra razão que um forno de microondas não aquece, pode ser a falha do seu "coração" - o magnetron. Para verificar, você deve:
- Desconectar os terminais do magnetron do transformador.
- Se os terminais forem perfurados no alojamento, ocorrerá um avanço nos capacitores de passagem no filtro. Você pode substituir os filtros ou todo o conjunto do capacitor.
- Se os terminais estiverem em ordem, remova o magnétron de sua posição nominal e avalie a condição da tampa da antena. Se houver danos ou pontos queimados, é necessário fazer uma substituição.
Importante! Ao reparar fornos de microondas, se você precisar substituir a tampa da antena, instale apenas o mesmo tamanho exato. Não há outras opções aqui!
- Inspecione também o isolador do magnetron.
- Se a antena ou carcaça do magnetron estiver quebrada, sua substituição é claramente necessária. No entanto, isso muitas vezes não é economicamente viável.
sistema de bloqueio e a unidade de controlo
Se todos os elementos básicos microondas foram testados, mas o dispositivo não funciona e pode causar um mau funcionamento do mecanismo de porta ou a unidade de controlo. Essas quebras são bastante raras, mas ainda assim acontecem.
Testing
sistema de bloqueio Primeiro você precisa verificar o lock-portão, portas bem aderentes:
- Pegue um pedaço de papel e colá-lo entre o corpo e a porta.
- Feche a porta.
- O papel deve ser fixado com muita força. Para retirá-lo, você precisará aplicar muita força.
- Verifique todo o perímetro da porta.
- Se, em alguns lugares, o papel não estiver suficientemente preso, é necessário fazer ajustes.É realizado tanto do lado das dobradiças como do lado do castelo.
Então você precisa testar os microswitches. Para fazer isso, eles ligam para o testador com a porta fechada e aberta. Se pelo menos um deles estiver com defeito, tudo deve ser substituído.
Importante! Como o desgaste desses elementos é aproximadamente o mesmo, ao substituir um no futuro próximo, você terá que mudar gradualmente e outros.
Mau funcionamento da unidade de controle
Muitas placas de controle possuem um fusível separado. Se estiver queimado, isso pode ser a causa da inoperabilidade de seu forno de microondas:
- Remova a placa e inspecione-a.
- Se o fusível queimar, ele deve ser substituído por um novo.
- danificado faixas, a presença de ardor ou inchaço dos capacitores - tudo isso indica um problema em alguns casos, bloco upravleniya. V algo que você pode religar e, por vezes, exigir a substituição completa. Como cada placa-mãe tem seu próprio esquema individual, não faz sentido considerar possíveis opções de reparo de microondas no artigo.
- Se houver suspeita de que existe uma falha no transformador de potência, ele deve primeiro ser lançado para fora do circuito e somente depois ele irá tocar.
Em conclusão, quero dizer que a maior parte do mau funcionamento dos fornos microondas é uma consequência do uso indevido. Como você pode ver, apesar do fato de que tal técnica tem um dispositivo bastante simples, consertar um micro-ondas com suas próprias mãos requer algum conhecimento de engenharia elétrica e conformidade com as regras de segurança.